segunda-feira, 1 de outubro de 2007

26/09 - ATIVIDADE 9

1) Como as representações do corpo interferem na sociabilidade no ciberespaco?

Dentro do ciberespaço a popularidade de cada um está relacionada com a sua imagem no mundo virtual, ou seja, se alguem utilizar o conceito de anti-imagem no orkut por exemplo, até conseguirá muitas visualizações de seu perfil, mas se ele se valer de uma boa virtualização, isto é, colocar fotos a favor de sua imagem, terá uma aceitação maior de usuários que provavelmente vão buscar um contato com essa pessoa, normalmente seria adicionado no MSN também, fazendo com que ocorra uma comunicação virtual entre eles.

2) Como as relações do corpo com a tecnologia podem refletir o sujeito na pós-modernidade?

Quanto mais a tecnologia se desenvolver e o corpo a ela se adaptar, melhor para o ser humano. Essa relação entre corpor e tecnologia reflete na pós modernidade como benefício. Os ciborgues são exemplos disso. Uma perna mecânica, um marcapasso, uma cadeira de rodas eletrônica são reflexões da tecnologia e da adaptação do corpo a ela.


3) Pode-se dizer que o corpo é virtualizado no ciberespaço? Por quê?

A virtualização do corpo existe no ciberespaço, pois ao fazer a inserção pessoal nesse ambiente todos os componentes relacionados a pessoa são conseqüentemente virtualizados e adaptados ao novo mundo encontrado. Por exemplo, ao divulgar uma foto no orkut, estou virtualizando uma imagem e tudo existente na fotografia, fazendo com que sua representação vire virtual ao invez de real.


4) Pode-se dizer que chats, fotologs, weblogs e perfis do orkut refletem as relações com o corpo da mesma maneira? Explique.

Não pois cada obtem um foco diferenciado. No orkut e nos fotologs, as pessoas procuram a sociabilidade, criar novas amizades virtuais, mostrando fotos e podendo receber diversos recados. Nesses sites o que se procura afirmar é a popularidade mediante ao resto. Nos chats normalmento o único objetivo é conversar e as fotos ão usadas apenas como meio de identificação de quem está falando. Nos weblogs a intenção é dividir idéias e as fotos são usadas como ilustrações.