segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ATIVIDADE 11

“Apropriação, desvio e despesa improdutiva”

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.

Desvio: criar perfil falso para outras pessoas,estar fora dos padrões na normalidade na qual está inserida.


Apropriação: blogs são ótimos para evitar o acúmulo exorbitante de espaço que as agendas da capricho ocupam nas estantes, principalmente no final do ano quando as fotografias, bilhetinhos e embalagens de bombom quase impedem a agenda de fechar

Despesa Improdutiva: MSN, navegar a toa na internetÉ um exemplo pois em alguns casos, serve como motivação para que haja produção útil. É necessário em um processo criativo receber alguns estímulso visuais, até inspirações provenientes de um domínio maior sobre o assunto que se pretende envolver em uma peça criativa, portanto bater um bate papo com um colega no MSN, ou dar uma vasculhada em sites aleatórios na rede, pode gerar uma nova inspiração.


2. Observar este site - http://www.facom.ufba.br/CIBERPESQUISA/CYBERPUNK/
Analisar as entrevistas com hackers e as materias. A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados. Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.


Junto a esse site, observei que os hackers que estavam participando de um batepapo, disponível no site, tudo com o propósito de auxíliar na eficácia dos sistemas, entram em servidores e em sites só para comprovar que não são seguros, mas não tem o interesse de se beneficiar com as informações que eles acessam, já os crackers, não são tão "bonzinhos" assim, estavam pensando de forma diferente dos hackers.
O movimento ciberpunk busca chocar, e mostrar o seu descontentamento com a estrutura de sociedade capitalista que vivemos, eles tendem a evidenciar a sua vontade de mudar o sistema.

Um comentário:

raquel disse...

Este ficou faltando. :)